Quantas vezes já ouviste dizer que não se deve comer depois das oito da noite porque engorda? Pois é, este mito tem assustado muitas pessoas e feito o mundo encher-se de ceias clandestinas de iogurtes e bolachas à luz do frigorífico. Mas será mesmo verdade?

Segundo o site Healthline, a ideia de que comer tarde faz engordar vem de estudos com ratos (sim, os nossos amigos do laboratório), que mostraram que aqueles que petiscavam fora do seu ciclo natural ganhavam mais peso. Isto levou os cientistas a pensarem que o nosso corpo usa as calorias de forma diferente dependendo da hora do dia. Parece lógico, mas quando olhamos para os humanos, a história já não é tão linear.


A ciência já provou que não é tanto a hora que importa, mas sim a quantidade de calorias que ingeres ao longo do dia. Se comeres dentro das tuas necessidades calóricas, não vais ganhar peso só porque decidiste lanchar à meia-noite.

O Verdadeiro Problema: Comer Mais e Pior

Agora, aqui é que está o truque: quem come tarde tende a comer mais. Não é propriamente uma salada ou um prato de legumes que apetece às 23h... Normalmente, são batatas fritas, bolachas, chocolates e aquele gelado que ficou a chamar por ti desde a hora do jantar.


Aliás, estudos mostram que as pessoas que comem tarde consomem, em média, 500 calorias extra por dia! Ao longo do tempo, essas calorias podem transformar-se em quilos a mais sem que dês por isso. Para piorar, a fome noturna está muitas vezes ligada ao tédio, ao stress ou àquela série da Netflix que pede companhia calórica.




Como Sobreviver à Fome Noturna Sem Medo


Se dá mesmo vontade de comer depois do jantar, o segredo é escolher alimentos nutritivos e menos calóricos. Aqui ficam algumas ideias:

- Palitos de cenoura com hummus
- Fatias de maçã com um bocadinho de manteiga de amendoim
- Pipocas sem manteiga e sem quilos de sal
- Um punhado de uvas congeladas para adoçar a noite
A verdade é que comer tarde não engorda por magia. Se não exagerares nas calorias e fizeres boas escolhas, o teu peso não vai alterar por um lanche noturno. No entanto, se fores do tipo que ataca a despensa como se estivesses num programa de sobrevivência, então sim, o ponteiro da balança pode mexer-se para o lado errado.

Por isso, se fores assaltar o frigorífico à noite, pelo menos leva um plano e não deixes que sejam os snacks menos saudáveis a decidir por ti!