Quem diria que as vozes profundas do Alentejo iriam ecoar até ao outro lado do mundo? Pois é: o cante alentejano voou até ao Japão e não foi em passeio turístico. Foi em grande, na Expo 2025, onde o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento mostrou que a alma portuguesa também se canta... e sente, mesmo a milhares de quilómetros.


Na Expo 2025, no pavilhão português desenhado pelo arquiteto Kengo Kuma, o cante alentejano, juntamente com António Zambujo, surpreendeu tudo e todos que por lá passaram. Um momento que nos orgulha a todos os portugueses. Poder partilhar a nossa cultura com outros países, do outro lado do mundo, é algo marcante.

Portugal mostrou que o Alentejo, mesmo a milhares de quilómetros, é capaz de se fazer ouvir e deixar marca.