Um condutor italiano foi recentemente multado por ter deixado o carro estacionado com o vidro parcialmente aberto. O incidente ocorreu perto de uma igreja, em Monte Berico, na região de Vicenza, no norte do país, e tornou-se viral nas redes sociais.
De acordo com a multa, a infração deveu-se ao facto do vidro do carro estar cerca de 10 centímetros aberto, o que, segundo o artigo 158 do Código da Estrada de Itália, constitui uma falta de precaução para prevenir roubos ou danos. Não, não é uma piada. Aconteceu mesmo e está a dar que falar por toda a Europa.
Esta infração pode resultar numa coima entre 42 e 173 euros, mesmo que o vidro não tenha sido deixado assim de forma intencional, de acordo com o jornal "El País". Este é, sem dúvida, um belo incentivo para verificarmos três vezes se está tudo trancado antes de sairmos do carro.
A legislação italiana exige que os condutores tomem todas as medidas necessárias para evitar que os seus veículos sejam alvo de furto ou vandalismo. Assim, deixar os vidros abertos - ainda que parcialmente - pode ser interpretado como uma forma de "instigação ao roubo", o que muitos consideram um exagero.
Neste caso, o condutor alegou ter-se esquecido de fechar completamente o vidro. O episódio ganhou destaque na imprensa e nas redes sociais, que chamaram a atenção para o rigor da legislação italiana e a forma como esta é aplicada.
Se estás a pensar visitar Itália de carro, ou alugar uma viatura no país, fica o aviso: fechar totalmente os vidros e trancar o carro é obrigatório. Um pequeno esquecimento pode sair caro e resultar numa multa inesperada.










