O mel é amplamente conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e calmantes, mas, ao adicioná-lo a bebidas demasiado quentes, podes estar a eliminar precisamente os benefícios que procuras, segundo o site francês "Marmiton".


É comum recorrer ao mel para aliviar dores de garganta ou reforçar o sistema imunitário, especialmente durante os meses mais frios. Muitos optam por juntá-lo ao chá acabado de fazer, convencidos de que estão a tomar uma decisão saudável. Mas a ciência tem uma perspetiva diferente.


Especialistas alertam para o facto de o mel começar a perder as suas propriedades benéficas a partir dos 40ºC. Quando o adicionas a uma bebida a ferver, as enzimas naturais que lhe conferem efeitos antibacterianos e antioxidantes são destruídas. Ou seja, o mel continua a adoçar a bebida, mas deixa de ser um verdadeiro aliado da saúde.


A solução? Espera que o chá arrefeça um pouco antes de juntares o mel. A bebida deve estar morna, abaixo dos 40ºC. E, se quiseres preservar ao máximo os benefícios do mel, a especialista Anne Portier aconselha consumi-lo puro, à colher, antes ou depois do chá.


Portanto, se usas o mel pelos seus benefícios e não apenas pelo sabor, lembra-te: o truque está mesmo na temperatura.