Se tens mais de 30 anos, este texto é um bilhete direto para a tua infância e adolescência, com escala obrigatória nos anos 90 e início dos 2000. Pode não haver máquina do tempo, mas basta fechar os olhos... e ouvir.


1. O dial-up a cantar o hino da internet
Aquela sinfonia de guinchos, bips e chiadeira eletrónica que o modem fazia enquanto "ligava à internet". Se ouvisses aquilo hoje num consultório médico, dirias logo: “Alguém está a tentar entrar no mIRC?”

2. O "clack" de meter uma disquete no PC
O som daquele click seco da disquete a entrar. Depois mais um ou dois ruídos mecânicos enquanto o computador lia os ficheiros se não desse erro.

3. Rebobinar a cassete com uma caneta Bic
Sim, dava para rebobinar no leitor, mas os verdadeiros profissionais usavam a caneta para poupar pilhas. E aquele som seco do carretel a girar? Era quase terapêutico.


4. O estalo de uma televisão a ser desligada
Nada como carregar com força no botão da TV (aquelas grandes, com rabo), ouvir o kashunk mecânico e sentir um ligeiro estalo eléctrico no ar. Ah, o cheiro a eletrodoméstico quente, então…

5. O toque polifónico do Nokia 3310

"Tananananananã" - se não leste isto com melodia na cabeça, és demasiado novo para esta conversa. E depois jogava-se Snake até acabar a bateria. Três dias depois.


6. O som da porta do armário da cozinha a bater
Sim, porque não havia amortecedores suaves. Tudo batia. As portas, as gavetas.

7. O "Cha-Ching!" das caixas registadoras antigas

Hoje em dia é tudo bip bip e contactless. Mas antes, quando se abria a gaveta da caixa, era uma sinfonia de molas, metais e sinos.

8. O login no MSN
"O João acabou de entrar" - E pronto, começava a saga. Os toques, as mensagens com nicks gigantes e coloridos, os status dramáticos.

A verdade é esta: o mundo moderno é demasiado silencioso. Hoje em dia, desligamos o telefone com um toque suave num ecrã. Mas antes? Era com força, com sentimento. Com raiva se fosse preciso.

Quem viveu estes sons, sabe bem do que falamos.