Um pequeno produtor artesanal de Monção atraiu as atenções internacionais e não foi pelas melhores razões. Depois de ter registado o nome "LV - Licores do Vale", a gigante de luxo, Louis Vuitton, acabou por reparar nas semelhanças dos logótipos e decidiu processar o produtor português.
A multinacional francesa viu na combinação de letras e no logótipo uma ameaça ao seu império visual e comercial e avançou com um processo no Tribunal da Propriedade Intelectual.
O "L" de licores e o "V" de vale, segundo o criador, citado pelo Público, nada têm a ver com a marca francesa. Virado ao contrário, o V quis apenas representar as montanhas que rodeiam a pacata freguesia de Longos Vales, em Monção. No entanto, a Louis Vuitton não vê a paisagem minhota com os mesmos olhos e acusa o produtor português de copiar, quase na totalidade, o seu emblema icónico. Mais ainda: considera que a utilização das letras "LV" constitui um caso de "aproveitamento parasitário do prestígio da marca", e alerta para um suposto risco de concorrência desleal.
Apesar de o Instituto Nacional de Propriedade Industrial ter aprovado o registo da marca em janeiro de 2025, a gigante francesa recorreu da decisão, congelando o processo judicial e adiando, para já, os planos comerciais do pequeno negócio minhoto.