Pequenas, fáceis de descascar e com um aroma cítrico irresistível. As tangerinas são uma das frutas mais consumidas pelos portugueses, entre outubro e março, altura em que estão aí em força. Mas apesar de parecer que já sabemos tudo sobre elas, há um detalhe que muitos continuam a ignorar - e que faz toda a diferença.

Afinal, parece que andamos todos a comer tangerinas de forma errada.

A maior parte das pessoas tem o hábito de retirar os fios brancos que ficam agarrados aos gomos. É o teu caso? É melhor reconsiderares.

Segundo Cristina Lora, especialista em segurança alimentar, citada pelo jornal espanhol "El Correo", esses "fios" são extremamente benéficos para a saúde. Aliás, segundo a especialista de segurança alimentar, são a parte mais saudável da tangerina - e que tantas vezes desperdiçamos.


Possuem compostos fenólicos, que são antioxidantes naturais, que ajudam a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações e até certos tipos de cancro. Além disso, são ricos em fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (“o mau”) no sangue, melhora a digestão e promove a saciedade.


Ou seja: ao tirar os tais "fios" brancos, estás a deitar fora a parte mais poderosa da fruta.

Mas não é só a mandarina que sofre com esta limpeza excessiva. O mesmo acontece com a banana. Sabes aqueles fiozinhos que se colam à polpa quando a descascas? Muitos acham-nos desagradáveis e tiram-nos.

Afinal, a natureza é sábia. Quando nos dá uma tangerina com fios ou uma banana com peles fininhas, não está a fazer por mal. Está a oferecer um pacote completo de nutrientes.