Se já viste carros estacionados com um saco de plástico a cobrir o espelho retrovisor e pensaste: "Quem é que anda a inventar estas modas?", está na altura de mudares de ideias. Este truque caseiro tem muito mais sentido do que parece.


A prática que, à primeira vista, pode parecer improvisada, é na verdade uma forma eficaz de evitar estragos causados por aves, especialmente durante a época de acasalamento.


Segundo o "El Motor", o reflexo dos espelhos laterais dos automóveis é frequentemente confundido com o de outros pássaros, levando as aves a atacarem o veículo com bicadas que podem danificar os espelhos e a pintura.


Esses ataques não só podem riscar os espelhos e danificar o verniz, como ainda trazem outro "presente" pouco simpático: dejetos altamente corrosivos. Apesar de parecerem inofensivos, os excrementos das aves podem deteriorar a camada de verniz e deixar manchas quase impossíveis de remover.


Para evitares danos, basta colocares um saco de plástico (ou uma capa apropriada) a cobrir o espelho. Prende-o com fita, um elástico ou uma mola. O saco elimina o reflexo que atrai os pássaros e resolve o problema de forma simples e quase sem custos.


Esta técnica já é bem conhecida entre residentes de zonas rurais, mas pode (e deve) ser usada em qualquer lugar, onde haja árvores ou aves mais atrevidas. Às vezes, basta um saco de plástico e dois minutos para poupar uma nota na oficina.