O alho é presença habitual nas cozinhas portuguesas, mas o que muitos desconhecem é que este ingrediente, além de dar sabor aos teus pratos, possui um vasto conjunto de propriedades terapêuticas.


Usado há séculos para fins medicinais, o alho continua a ser objeto de estudo e a surpreender com os seus efeitos positivos para a saúde, segundo o site argentino "Infobae". Tem propriedades terapêuticas tão poderosas que quase dá vontade de o guardar numa prateleira ao lado dos medicamentos.


A grande estrela do alho chama-se alicina - é o composto responsável pelo seu cheiro intenso e por muitos dos seus benefícios. Mas o alho também é rico em vitaminas B e C, selénio, manganês e outros compostos de enxofre que ajudam a manter o teu corpo saudável.


7 benefícios do alho (comprovados pela ciência):

  1. Antibiótico natural - combate vírus, bactérias e fungos.
  2. Ação anti-inflamatória - alivia dores articulares e ajuda em doenças, como a artrite.
  3. Proteção cardiovascular - contribui para a redução do colesterol e ajuda a regular a pressão arterial, fatores de risco em doenças cardíacas.
  4. Efeito antioxidante - trava o envelhecimento celular e previne doenças crónicas.
  5. Reforça o sistema imunitário - estimula as defesas naturais do corpo.
  6. Desintoxicante natural - limpa o organismo e protege o fígado.
  7. Equilíbrio digestivo - ajuda a flora intestinal a manter-se feliz e funcional.


Como podes tirar o máximo partido do alho? Os especialistas recomendam o consumo de alho cru como forma de maximizar a absorção da alicina, o composto mais potente. Para isso, deves triturar ou esmagar o dente de alho e aguardar cerca de 5 a 10 minutos antes de o ingerir.


Também podes misturá-lo com azeite ou barrar em tostas. Se preferires algo menos intenso, junta-o a água quente, mel e limão e prepara um chá caseiro ideal para espantar gripes e constipações.


Se não toleras o sabor, já existem cápsulas com extrato de alho - mas fala com o teu médico primeiro.


Tudo o que é demais enjoa e, no caso do alho, pode causar mau hálito, azia ou interferir com anticoagulantes. 1 a 2 dentes por dia é o ideal. Se vais cozinhá-lo, junta o alho no fim da preparação para preservar melhor as suas propriedades.