Sérum, retinol, protetor solar (quando te lembras)... parece que tens tudo certo na tua rotina de cuidados com a pele. Mas, segundo a dermatologista norte-americana Dra. Dray, citada no site "SheFinds", há erros escondidos que podem estar a acelerar o envelhecimento da tua pele, e tu nem dás por isso.


Num vídeo viral com milhões de visualizações, a especialista partilha os maiores erros de skincare que podem estar a sabotar a tua pele.


1. Fumar envelhece a tua pele mais do que pensas
A Dra. Dray não poupa nas palavras: "Não importa qual é o sérum de vitamina C que estás a utilizar - se costumas fumar, estás a arruinar tudo". Segundo explica, o vapor não só prejudica os pulmões, como também afeta a estrutura óssea do rosto, danifica os tecidos e acelera o envelhecimento da tua boca.Spoiler: não é só a tua pele que sofre, é a tua cara e o teu corpo.


2. Cuidado com os citrinos no verão
É um fenómeno pouco conhecido, mas bastante comum nos meses mais quentes: o contacto da pele com sumos de citrinos, seguido de exposição solar, pode causar fitofotodermatite - uma reação inflamatória que deixa manchas escuras persistentes.


3. Álcool e sol: combinação perigosa para a tua pele
Sol, praia, uma bebida na mão... parece um cenário perfeito. Mas, para a tua pele, é um pesadelo. O álcool reduz os antioxidantes da pele, essenciais para protegê-la do sol. Além disso, faz com que te esqueças de reaplicar o protetor solar - e lá vêm os danos cumulativos e as rugas.


4. Usas retinol e depois depilas-te com cera? Péssima ideia
Ingredientes ativos, como retinoides ou ácidos esfoliantes, tornam a camada superior da pele mais fina e sensível. Se fizeres um processo agressivo, como depilação a cera, o risco de feridas e irritações aumenta consideravelmente. A solução? Dá um intervalo de alguns dias entre usar ácidos/retinoides e a depilação. E avisa sempre o teu esteticista sobre os produtos que estás a usar.


5. Automedicação para problemas de pele? Nem pensar
A Dra. Dray alerta para os perigos da automedicação, especialmente com cremes de cortisona. Estes produtos podem mascarar sintomas temporariamente, mas agravar quadros como infeções fúngicas.


A mensagem da especialista é clara: não existe sérum que compense comportamentos prejudiciais à pele. Fumar, beber ao sol ou negligenciar os efeitos da exposição solar são erros que podem comprometer a tua saúde e o aspeto da pele a longo prazo.


Cuidar da tua pele vai muito além do que aplicas no rosto. Também passa por evitar os erros invisíveis que a envelhecem.