És daquelas pessoas que só se lembra de desligar as coisas da tomada quando vai de férias ou quando chove tanto que tens medo que um raio atinja um determinado eletrodoméstico? Pois bem, a verdade é que há aparelhos que devem ser desligados sempre! E não, não é exagero. É precaução.


1. Torradeiras, fritadeiras, chaleira e afins
Parecem inofensivos, estão sempre ali no canto da bancada e só os usas uns minutos por dia. Mas, se não os desligares da tomada, podem transformar-se numa verdadeira bomba-relógio.


Ao contrário de outros aparelhos que realmente se desligam, a torradeira, por exemplo, continua a manter uma carga interna, o que aumenta o risco de curto-circuitos e incêndios, especialmente se houver resíduos acumulados no interior.


O principal perigo está nas migalhas de pão que, ao ficarem presas na parte inferior do aparelho, podem entrar em combustão caso ocorra uma faísca. O risco aumenta em ambientes húmidos ou quando o isolamento dos cabos já está degradado, segundo o site "Better Home & Gardens".


2. Aquecedores portáteis

Com estes dias mais quentes, é bom que o teu aquecedor esteja bem desligado e arrumado! No entanto, quando o inverno aperta, o aquecedor portátil é o nosso melhor amigo. Mas atenção: nunca o deixes ligado sem supervisão. Nada de "só mais um bocadinho enquanto durmo". Basta uma distração ou um cobertor demasiado perto, e já não há volta a dar. O pior pode mesmo acontecer.


3. Secadores e modeladores
Os teus aliados de beleza também precisam de uma pausa. Secadores e alisadores continuam a consumir energia mesmo desligados no botão. E, se estiverem húmidos ou com pó acumulado, podem ser um verdadeiro perigo - ainda para mais numa casa de banho onde a água está sempre à espreita.


Além de evitares tragédias, desligar estes aparelhos também ajuda a prolongar a vida útil dos mesmos (e a poupar uns trocos na conta da luz).