Se já deste por ti a tentar colocar shampoo, protetor solar, gel de banho, perfume, creme hidratante, água micelar e um frasco de lágrimas de unicórnio num saco transparente que mais parece um Tupperware de laboratório... então esta notícia é para ti. Quem nunca perdeu o seu creme caro para a segurança do aeroporto, porque não tinha os mililitros permitidos, que atire a primeira pedra.

A famosa regra dos 100 ml nos líquidos, transportados na bagagem de mão, pode estar com os dias contados! Sim, aquela que te faz comprar embalagens de viagem minúsculas está a ser posta em causa por uma nova tecnologia que promete detetar explosivos líquidos sem dramas.

A ideia é da Associação Europeia de Aeroportos, citada pela SIC Notícias, que quer convencer a Comissão Europeia a seguir os passos do Reino Unido - onde já se viaja com garrafas de água e cremes a sério. Claro que em 2023 a Comissão ainda torceu o nariz ao novo scanner e mandou tudo voltar ao modo “miniatura”, mas agora o lobby dos aeroportos está a apertar o passo. Até porque, convenhamos, a maratona para meter tudo em frasquinhos no verão já é, por si só, um desporto olímpico.

A ver vamos se esta medida avança a tempo das férias.