Todos aprendemos, desde pequenos, que devemos lavar os dentes de manhã e à noite. Mas há uma pergunta que, por mais simples que pareça, ainda divide os especialistas: afinal, é melhor escovar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?
Por um lado, há quem defenda que deves pegar na escova logo ao acordar. Afinal, passas horas com a boca fechada durante a noite, o que favorece a acumulação de bactérias - sim, é por isso que acordas com aquele "bafo matinal", como
explica a microbióloga e dentista Apoena de Aguiar Ribeiro, da Universidade da Carolina do Norte.
Se essas bactérias se cruzarem com os teus cereais cheios de açúcar, tens a receita perfeita para o ataque ao esmalte dos teus dentes. A escovagem antes do pequeno-almoço elimina os microrganismos indesejados e ainda ativa a saliva, a guarda-costas natural dos teus dentes.
Mas calma, porque do outro lado do espelho há argumentos igualmente fortes. Se escovares depois de comer, estás a limpar os restos da refeição e a deixar o flúor da pasta de dentes fazer efeito durante mais tempo, já que não será imediatamente removido pela comida, segundo a especialista. Parece justo, certo?
A recomendação da dentista, no entanto, é esperar pelo menos 30 minutos após o pequeno-almoço para escovar - especialmente se comeste algo ácido, como fruta ou sumo de laranja, que pode deixar o esmalte mais sensível.
A verdade é que ainda não há uma resposta definitiva, mas a maioria dos especialistas inclina-se para escovar os dentes antes do pequeno-almoço. É a forma mais segura de manteres as bactérias à distância. "Escovar os dentes antes do pequeno-almoço elimina grande parte das bactérias e reduz o risco de que sejam ingeridas ao comer, o que, por sua vez, pode ter impacto na microbiota digestiva", refere o dentista Nicolás Focaccia.
Se tiveres tempo, podes até escovar antes e depois do pequeno-almoço. Mas, se tiveres de escolher, pensa no que costumas comer, no tempo que tens disponível e em como o teu hálito acorda logo pela manhã.
No fim, o importante mesmo é não saltares este hábito. Porque, seja antes ou depois do pequeno-almoço, os teus dentes - e quem está à tua volta - agradecem.