Brian Wilson, co-fundador e força criativa dos icónicos Beach Boys deixou-nos, aos 82 anos.

Brian nasceu na Califórnia onde formou, no início da década de 60, com os seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine, um grupo que se tornaria num dos maiores de sempre da música norte americana – Os Beach Boys – com mais e 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.



Para a revista “Rolling Stone”, os Beach Boys estão entre os 12 primeiros, na lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos.

Brian, o irmão mais velho, foi o líder e autor de praticamente todos os sucessos do grupo, músicas que foram banda sonora do verão californiano como “Good Vibrations”, “God Only Knows", “I Get Around”, “Help me Ronda” ,“Surfin USA”... mas foi também o génio que, no estúdio de gravação, concorreu com os seus contemporâneos, na década de 1960, na criação do novo som da música popular com álbuns inovadores como “Pet Sounds”.

Com a sua música e o seu génio, Brian Wilson influenciou e inspirou não só os seus contemporâneos como músicos e fãs das últimas sete décadas.



Brian sempre preferiu o estúdio aos palcos e foi aí que se foi cada vez mais refugiando, tentando sempre superar-se.

Em 1967, já dependente de drogas, pressionado a provar ao pai e ao primo Mike Love a importância da nova direção dos Beach Boys com o brilhante e mais complexo “Pet Sounds”…diz-se que foi quando Paul McCartney lhe mostrou o novo álbum dos Beatles “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” que Brian “quebrou” de vez.

Nos anos seguintes o músico foi mergulhando cada vez mais numa depressão, paranoia e inseguranças que, com a ajuda da dependência das drogas, lhe causariam danos irreversíveis na saúde mental.

Em 1984 Brian Wison foi diagnosticado com esquizofrenia paranoica.




Seguido por legiões de admiradores de várias gerações, nas décadas seguintes Brian Wilson continuou a compor e gravar a solo e com os Beach Boys com quem voltou aos palcos em 2012.

A solo o músico fez também várias digressões e, em 2016, atuou em Portugal onde deu um dos concertos mais concorridos do festival “Primavera Sound”.

Em fevereiro de 2024 foi revelado que Brian Wilson sofria de demência.




Brian Wilson deixou-nos a 11 de junho de 2025, aos 82 anos, entre sentidas homenagens de fãs e de centenas de músicos com que se cruzou e que inspirou! Sting, Paul McCartney, Ringo Starr, Mick Fleetwood, Elton John, Ronnie Wood dos Rolling Stones… E músicos portugueses como Miguel Angelo, Benjamim, Miguel Araújo , David Fonseca e muitos mais!

O seu génio e a sua música ficarão connosco para sempre!