Estamos tão habituados a usar o bluetooth no telemóvel que já nem pensamos nisso. Liga-se automaticamente aos auscultadores, ao carro, à coluna... e pronto, lá está ele sempre a funcionar. Mas sabias que manter o bluetooth ligado, quando não é preciso, pode estar a desgastar a bateria do teu telemóvel? E pior: pode deixar-te vulnerável a ciberataques.
De acordo com o site "ETN", manter o bluetooth ativo pode abrir a porta a diferentes tipos de ataques: desde o bluejacking (envio de mensagens não solicitadas), passando pelo bluesnarfing (acesso a dados como contactos ou mensagens), até ao mais grave bluebugging, que pode permitir o controlo remoto do telemóvel por terceiros.
Mesmo que não estejas com nada emparelhado, o bluetooth continua a consumir energia - e se já tens um telemóvel que se queixa de cansaço, essa energia pode fazer falta, especialmente em viagens longas ou quando a powerbank ficou esquecida em casa.
Como desligar o bluetooth corretamente?
No Android, isso pode ser feito através do menu de notificações. No iPhone, para desativar a aplicação completamente tens de ir mesmo às definições, uma vez que a central de controlo apenas o suspende temporariamente.