Se achas que o calor está insuportável... tens razão. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pela NiT, confirma: a onda de calor veio para ficar, e os termómetros não dão tréguas. Esta sexta-feira, 20 de junho, os termómetros vão ultrapassar os 30 °C em algumas cidades do país, com picos que chegam aos 39 °C em Beja e aos 37 °C em Évora e Castelo Branco.

Sete distritos estão sob aviso amarelo, incluindo Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre e Vila Real, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas. E não é só o desconforto térmico que preocupa: cerca de 59 concelhos estão em risco máximo de incêndio rural, sobretudo nos distritos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre.


O calor vai manter-se durante o fim-de-semana com o IPMA a alertar para condições atmosféricas que favorecem o surgimento e propagação de incêndios, especialmente em áreas de mato e floresta.

Se vais de férias, esta é a altura certa para aproveitares e dares uns bons mergulhos. Em Lisboa, podes contar com máximas de 28 graus, em Faro 31 graus e Setúbal, por exemplo, podes contar com máximas de 30 graus.


Não te esqueças, hidratação, sombra, protetor solar e precaução são palavras de ordem. O verão ainda nem começou oficialmente... e já estamos a derreter.