Os portugueses são, oficialmente, os campeões europeus na vontade de sair à rua e aproveitar tudo o que o mundo lá fora tem para oferecer. Segundo o mais recente relatório "Experience Economy", da Mastercard, 92% dos inquiridos em Portugal dizem dar prioridade a experiências ao ar livre - mais do que qualquer outro país europeu.


E o mais curioso? A maioria quer viver estas experiências sem sequer sair de Portugal. O estudo, que ouviu mais de 15 mil pessoas por toda a Europa, mostra que lideramos o ranking de quem prefere explorar o que tem perto. Só 9% dos portugueses consideram viajar para o estrangeiro com esse objetivo.


O relatório aponta também para uma mudança no nosso comportamento enquanto consumidores: 81% dão mais valor a momentos e vivências significativas do que à aquisição de bens materiais. As viagens, escapadinhas e atividades ao ar livre estão no topo da lista de prioridades.


Mas não é só viver o momento - também gostamos de planear bem. A grande maioria (84%) só avança com a próxima aventura quando o orçamento permite, aproveita promoções e espera pelo timing certo. Aliás, mais de um terço só marca depois de receber o ordenado.


Mais do que procurar destinos exóticos ou grandes viagens, os dados mostram uma valorização crescente do que está mesmo aqui ao lado - seja uma cidade vizinha, um parque natural ou uma experiência cultural local. E não somos os únicos: 36% dos europeus dizem querer experiências que lhes deem uma nova perspetiva do mundo, como visitar bairros com culturas diferentes ou explorar lugares improváveis na própria região.


O verão já está aí, o calor também e parece que a nossa vontade de viver o momento só vai aumentar.