Portugal marcou presença com distinção na edição deste ano do Festival de Criatividade Cannes Lions 2025, ao conquistar a medalha de bronze na categoria filme da competição Young Lions. A distinção foi alcançada pela dupla portuguesa Beatriz Roque e João Bronze, ambos da agência BBDO Portugal, com o trabalho intitulado "From Underseen to Understood".


Este é um marco histórico para a criatividade nacional, pois representa a primeira vez que Portugal é premiado nesta categoria dos Young Lions - uma competição destinada a jovens criativos até aos 30 anos que já venceram as fases nacionais.


O projeto premiado foi desenvolvido para a organização não governamental Ovarian Cancer Action, que se foca na investigação e na conscientização sobre o cancro dos ovários.


Em declarações ao Meios & Publicidade, Beatriz Roque afirmou: "É uma honra para mim e para o João ajudar Portugal a ganhar pela primeira vez nesta categoria. É um momento importante para a criatividade nacional e estamos muito contentes por termos podido contribuir para isso e para uma causa muito relevante, que não tem tanto reconhecimento quanto merece".


A competição Young Lions é reconhecida mundialmente como uma plataforma de excelência para jovens profissionais da área criativa, permitindo-lhes mostrar o seu talento e competir ao mais alto nível.


Esta medalha de bronze é, sem dúvida, um sinal positivo para a criatividade portuguesa.


Parabéns, Beatriz e João! Que orgulho!