Com este calor intenso, multiplicam-se as estratégias para tentar manter as casas frescas, especialmente durante as horas de maior exposição solar. Uma técnica simples, mas surpreendentemente eficaz, tem chamado a atenção nas redes sociais: usar molas de roupa no topo das cortinas.


À primeira vista, pode parecer um gesto sem grande impacto. No entanto, segundo o site francês "Mouvement Métropole", este pequeno truque pode fazer uma diferença significativa na temperatura da tua casa.


O objetivo é bloquear a passagem do ar quente, que normalmente entra por cima das cortinas, mesmo quando estas estão fechadas. Ao prender o topo da cortina ao varão com molas, consegues criar uma vedação que limita a circulação de ar quente, impedindo-o de aquecer o ambiente.


Esta técnica pode reduzir a temperatura de um quarto entre 2ºC e 4ºC. Pode parecer pouco, mas é suficiente para melhorar significativamente o conforto térmico.


Como aplicar esta técnica?

  • Usa entre 2 a 5 molas, dependendo do tamanho da janela.
  • Deixa, no máximo, 30 centímetros entre cada mola, para garantir que fica tudo bem tapado.
  • Se as cortinas tiverem ilhós, coloca a mola entre dois deles, pressionando o tecido contra o varão.
  • Para cortinas franzidas ou com abas, prende a mola no topo da prega principal.
  • E sim, molas de madeira ou de plástico são as melhores - nada de ferrugem no tecido!
  • As cortinas blackout são as mais indicadas para esta técnica, graças à sua capacidade de bloquear a radiação solar.


Outra opção é usares fita adesiva dupla face para colares a parte superior da cortina à parede ou ao varão.


Mas há mais dicas para manteres a tua casa fresca durante esta altura. Este truque alemão promete refrescar a tua casa em minutos. Só precisas de uma garrafa, água e um congelador.