Se estavas à espera de uma pausa no calor, podes já mudar de ideias. Esta quarta-feira, 2 de julho, as temperaturas continuam a subir e Beja pode chegar aos 41ºC - mas não está sozinha. Cinco distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja devido à persistência de temperaturas muito elevadas.


Bragança, Évora, Vila Real, Guarda e Beja estão sob aviso laranja até às 18h00. Depois disso, passam a aviso amarelo, mas o calor intenso permanece até, pelo menos, quinta-feira.


Faro também está sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, enquanto Viseu, Viana do Castelo, Porto, Braga, Castelo Branco, Santarém e Portalegre mantêm o aviso amarelo até ao final do dia de amanhã.


Cerca de 40 concelhos estão em perigo máximo de incêndio rural, com destaque para Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Portalegre e Faro. E o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já avisou: o risco vai manter-se muito elevado até segunda-feira, de acordo com a "SIC Notícias".


Apesar do calor persistente, a previsão aponta para a possibilidade de aguaceiros e trovoadas dispersas no interior Norte e Centro. O litoral Centro poderá registar nevoeiro matinal, com uma ligeira descida da temperatura mínima. Já as máximas vão variar entre os 24ºC em Aveiro e os 41ºC em Beja.


O calor não vai dar tréguas tão cedo, por isso protege-te, hidrata-te e mantém-te fresco! Tens aqui algumas dicas para ultrapassares esta onda de calor intensa.