Adeus TikTok nos intervalos e selfies na escola! A proibição do uso de telemóveis nas escolas entra em vigor já em setembro e aplica-se a todos os alunos até ao 6.º ano de escolaridade, tanto em escolas públicas como privadas.


O objetivo é reduzir a dependência digital na escola e combater os efeitos negativos dos telemóveis no comportamento e no desempenho dos alunos, segundo a 'Tek Notícias'. O uso de smartphones vai ser proibido em todo o espaço escolar para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos. Isto inclui salas de aula, corredores, recreios e cantinas.


Já os alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário não estão proibidos, mas há recomendações para limitar o uso de telemóveis. No caso do Ensino Secundário, o Ministério sugere que as regras sejam definidas em conjunto com os alunos, para promover uma utilização mais consciente da tecnologia.


Mas calma, nem tudo é proibido. Quais são as exceções?

  • Se o teu filho tiver dificuldades no domínio da língua portuguesa, pode usar o telemóvel para se comunicar.
  • Por motivos de saúde, desde que tenhas comprovativos.
  • Na sala de aula ou em visitas de estudo, mas só com autorização do professor.
  • Para contacto com a família, caso use telemóveis sem acesso à internet (os chamados “dumb phones”).


A decisão do Governo surge na sequência de um estudo do Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas (PLANAPP), cujas conclusões indicam que, nas escolas onde o uso de telemóveis já foi proibido, houve reduções significativas nos casos de bullying e de indisciplina.