Estacionaste o carro em frente à casa dos teus pais e foste de férias? Atenção: de acordo com o Código da Estrada, um carro não pode estar estacionado mais de 30 dias seguidos no mesmo local (mesmo que esteja tudo em ordem: sem multa, sem bloqueio, bem estacionado e num lugar gratuito).
Segundo a 'Deco Proteste', a ideia é garantir a rotatividade do espaço público e evitar a ocupação abusiva de lugares que devem servir toda a comunidade.
Se excederes os 30 dias, as autoridades podem considerar o carro abandonado ou em estacionamento abusivo, e aí entra o reboque em ação. O proprietário é notificado por carta e tem 45 dias para levantar a viatura. Se não o fizer, o carro pode ser considerado abandonado e até passar a pertencer ao Estado.
E recuperar o carro não sai barato:
- Remoção: entre 92€ e 108€.
- Depósito: 25€ por cada 24 horas.
- Desbloqueio (caso aplicável): 73€ para veículos ligeiros, 141€ para os veículos pesados e 41€ para os motociclos e similares.










