Estacionaste o carro em frente à casa dos teus pais e foste de férias? Atenção: de acordo com o Código da Estrada, um carro não pode estar estacionado mais de 30 dias seguidos no mesmo local (mesmo que esteja tudo em ordem: sem multa, sem bloqueio, bem estacionado e num lugar gratuito).


Segundo a 'Deco Proteste', a ideia é garantir a rotatividade do espaço público e evitar a ocupação abusiva de lugares que devem servir toda a comunidade.


Se excederes os 30 dias, as autoridades podem considerar o carro abandonado ou em estacionamento abusivo, e aí entra o reboque em ação. O proprietário é notificado por carta e tem 45 dias para levantar a viatura. Se não o fizer, o carro pode ser considerado abandonado e até passar a pertencer ao Estado.


E recuperar o carro não sai barato:

  • Remoção: entre 92€ e 108€.
  • Depósito: 25€ por cada 24 horas.
  • Desbloqueio (caso aplicável): 73€ para veículos ligeiros, 141€ para os veículos pesados e 41€ para os motociclos e similares.


Em casos em que haja simultaneamente bloqueio, remoção e depósito, a taxa de bloqueio não é cobrada.


Se acreditas que o teu carro não esteve mais de 30 dias no mesmo sítio, podes apresentar uma reclamação. Provas como fotografias, testemunhos, bilhetes de estacionamento ou registos de portagens são válidas. Caso tenhas razão, as taxas pagas podem ser devolvidas.