Depois da onda de calor que deixou o país a ferver, as temperaturas começam finalmente a descer. Esta segunda-feira, 18 de agosto, os termómetros vão registar valores mais baixos em grande parte do país, sobretudo no Norte e no Centro, depois de vários dias marcados por máximas perto ou acima dos 40ºC.


Ainda assim, o Algarve continua a ser a região mais quente. Faro é o único distrito sob aviso amarelo devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado na 'SIC Notícias'.


Apesar da descida das temperaturas, o risco de incêndio mantém-se elevado. Mais de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam em perigo máximo de incêndio rural. Viana do Castelo, Porto, Leiria, Aveiro, Beja e Évora também não escapam ao alerta.


As autoridades deixam um apelo à prudência: evita comportamentos de risco, mantém-te bem hidratado e evita a exposição solar nas horas de maior calor.