Se já passaste pela frustração de tentar barrar manteiga dura como pedra numa torrada quentinha, a ideia de deixá-la fora do frigorífico parece tentadora. Mas será seguro?


Especialistas em segurança alimentar explicam que a regra mais segura continua a ser guardar a manteiga no frio. No entanto, devido ao seu baixo teor de água, pode permanecer alguns dias à temperatura ambiente sem grandes riscos, desde que seja mantida num local fresco, protegida da luz e em recipientes adequados, como explica o cientista Harold McGee.


O problema está no tempo: quanto mais dias permanecer fora do frigorífico, maior a probabilidade de desenvolver bactérias. Além disso, cozinhas quentes aceleram a deterioração, como alerta o 'The Kitchn'.


Como podes saber que a manteiga se estragou? O cheiro e o sabor não deixam dúvidas. Se a manteiga apresentar um odor estranho ou sabor azedo, deve ser deitada fora.


Apesar de ser uma prática comum em muitas casas, os especialistas alertam: se a opção for manter manteiga à temperatura ambiente, o ideal é retirar apenas pequenas quantidades, que possam ser consumidas em poucos dias.