Na vida adulta, fazer novos amigos não é nada simples. Os dias estão carregados de rotinas, responsabilidades, horários apertados e as nossas relações começam a encolher. Já não há aqueles contextos naturais como a escola ou os primeiros empregos, onde as amizades quase que surgiam por acaso.


Com o tempo, também nos tornamos mais exigentes. Já não procuramos apenas companhia, mas sim pessoas que nos compreendam, com quem possamos ser nós próprios. E, como ninguém quer perder tempo com relações superficiais, acabamos por evitar dar o primeiro passo. É uma forma de nos protegermos, claro, mas também nos fecha portas.


E depois há o lado prático: entre trabalho, família, contas para pagar e o pouco tempo livre que sobra, preferimos muitas vezes investir nas amizades que já temos. Dá menos trabalho e sabemos ao que vamos, como explica o 'The Body Optimist'.


Mesmo quando há vontade, falta-nos aquela espontaneidade de criança. Hoje, iniciar conversa com alguém novo pode parecer forçado ou até embaraçoso. Mas a verdade é que fazer novos amigos depois dos 30, embora diferente, pode ser muito bom, porque acabamos por encontrar pessoas mais alinhadas com quem somos agora.


Por isso, da próxima vez que tiveres vontade de puxar conversa, arrisca.