Ah, o mito do "ponto morto": aquele truque que todos já ouviram alguém sugerir para poupar gasolina. A ideia é simples: descer uma rua em ponto morto para o carro "beber" menos combustível. Parece bem, certo? Pois… engano total!
Segundo o site espanhol "El Motor", a verdade é que quando o carro está em ponto morto, o motor não recebe a força das rodas. Para não se desligar, ele precisa de continuar a queimar combustível, cerca de 0,5 a 0,7 litros por hora. Ou seja, nada de poupança milagrosa - na prática, estás a gastar igual ou até mais!
Já quando deixas a mudança engrenada a descer uma ladeira, é o carro que "puxa" o motor. São as rodas que movem o motor, e o combustível quase não é usado. Além disso, conduzir em ponto morto pode representar um perigo. Se o veículo ganhar muita velocidade, pode ficar difícil de controlá-lo em ponto morto. Com uma mudança engrenada, o travão-motor ajuda a segurar o carro e impede que acelere em excesso.
Moral da história: ponto morto é para engates de sonho… mas não para poupar gasolina. Deixa o carro fazer o trabalho e a tua carteira vai agradecer.










