Guardar os restos de comida é um hábito comum, mas a forma como o fazemos pode ter impacto direto na segurança alimentar. Deixar a pizza em cima da mesa durante a noite não é uma boa ideia, mas também colocar pratos ainda a fumegar diretamente no frigorífico pode levantar dúvidas. Afinal, qual é o procedimento mais seguro?


Arrefecer os alimentos de forma correta é essencial para reduzir o tempo em que permanecem na chamada "zona de perigo" - o intervalo de temperaturas entre os 5 ºC e os 60 ºC, onde as bactérias se multiplicam rapidamente.


Se o jantar incluiu um guisado de carne, massa ou paelha, torna-se ainda mais importante garantir que arrefecem e são refrigerados corretamente.


Deve a comida ir logo para o frigorífico?
Segundo o site Self, não é necessário colocar os restos no frigorífico imediatamente. Os especialistas em segurança alimentar explicam que a comida pode ficar fora até duas horas sem grandes riscos. Aliás, colocar um prato demasiado quente no frigorífico não acelera o processo de arrefecimento e pode até causar problemas, como:

- Choque térmico, capaz de danificar prateleiras de vidro;
- Um ligeiro aumento temporário da temperatura interna do frigorífico, embora este raramente seja suficiente para comprometer os alimentos já armazenados;

Ou seja, o mais importante não é a pressa em refrigerar, mas sim a forma como os alimentos são guardados.

Como armazenar restos de comida de forma segura
Para manter a comida fresca e segura, segue estas recomendações práticas:

- Divide em porções pequenas;
- Evita colocar panelas ou travessas grandes diretamente no frigorífico. Distribui a comida em recipientes rasos, com no máximo 5 cm de altura, para acelerar o arrefecimento;
- Não tapes de imediato. Deixa os recipientes destapados ou com a tampa mal encaixada até arrefecerem. Isto permite a libertação de vapor e favorece o arrefecimento. Depois, fecha bem para evitar contaminações;
- Coloca os restos na parte superior do frigorífico. Como o calor tende a subir, esta posição evita que aqueçam outros alimentos;
- Consome a tempo. Em média, os restos de comida podem ser guardados 3 a 4 dias no frigorífico. Se não planeias consumi-los nesse período, congela-os.

Guardar comida quente no frigorífico não é, por si só, perigoso, mas não é a forma mais eficiente de evitar a proliferação de bactérias. O que realmente faz a diferença é como arrefeces e arrumas os alimentos: em recipientes pequenos, destapados no início e bem selados depois, colocados na prateleira superior do frigorífico. E não te esqueças que podes deixar a comida em cima da bancada até no máximo duas horas.