Miguel Araújo vai celebrar os 20 anos de carreira com concertos especiais, acompanhados por músicos que têm marcado a sua vida na música.
Rui Veloso, António Zambujo, Os Quatro e Meia e João Só foram os primeiros nomes confirmados.
Para assinalar estes 20 anos de música, Miguel vai editar também um novo EP, intitulado “Cê Barra”, que reúne duetos com estes 4 músicos.
O disco, que será lançado no início de outubro em edição exclusivamente digital, inclui quatro temas. Dois já são conhecidos :‘Saudade’ com os Quatro e Meia e o dueto com João Só de uma canção que Miguel escreveu para a série ‘1986’, ‘Hoje Eu Vi o Mundo’, mas será lançado numa versão regravada de novo.
As outras duas músicas são inéditas – a que gravou com o seu "parceiro de coliseus" António Zambujo - "Quem?" e a que lançou agora com Rui Veloso, o seu mestre inspirador - “Fazer Canções”
Segundo Miguel Araújo, “Fazer Canções fala sobre o preço a pagar por se dedicar a vida a este ofício de se fazer canções. Fazer canções não é um hobbie nem um passatempo: é uma tarefa que exige a vida toda e pede o tempo todo como caução. A música requer a atenção toda. Fazer canções demora a vida inteira e não deixa tempo para ir a inaugurações ou apresentações ou festas de anos ou casamentos. Não dá, tem que se estar sempre com a mão na massa. A sensação que dá é que o pouco tempo que as canções libertam a quem as faz é para essa pessoa depois ir cantá-las e tocá-las nos dias em que as outras pessoas fazem anos, inauguram ou apresentam coisas ou casam entre elas”.
“Fazer Canções” celebra o compromisso de quem se dedica à música. A participação de Rui Veloso, acrescenta calor e história à canção, transformando a canção num encontro de gerações.
Rui Veloso e Miguel Araújo conhecem-se, como revela a fotografia, desde que Miguel era miúdo e os seus tios que tinham um "conjunto ié ié", tocavam com Rui.
Para a capa do EP “Cê Barra” , Miguel Araújo escolheu uma fotografia tirada pela mãe, em 1985, em casa da avó em que a estrela é o atual manager de Miguel - Pedro Barbosa.
Além deste EP, para comemorar os 20 anos de carreira de Miguel Araújo vamos ainda poder ouvir no próximo mês “Recantigas” - 20 versões de músicas interpretadas por vozes bem conhecidas de amigos com quem Miguel se tem cruzado.
Nos últimos 20 anos, dos Azeitonas, aos Ujo, e Desconcerto, e a solo Miguel Araújo tornou-se dos maiores compositores, guitarristas e intérpretes da música portuguesa.
Ao longo de duas décadas, lançou álbuns como "Giesta", "Peixe Azul", "As Canções da Esperança" e "Chá Lá Lá" e fez mais de 50 concertos nos Coliseus!
No passado mês de agosto, juntamente com António Zambujo, Miguel Araújo esgotou o recinto das Festas do Mar em Cascais num concerto que a RFM transmitiu.










