O "Hospital dos Pequeninos" está de volta e promete transformar o medo das consultas médicas em curiosidade e sorrisos. A iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), vai decorrer de 24 a 30 de novembro, com duas edições distintas: uma pensada para escolas e outra para famílias.


Entre os dias 24 e 28 de novembro, a Cantina I dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (Cantina Velha da UL) recebe as visitas das escolas, com marcação prévia. Já nos dias 29 e 30 de novembro, o projeto muda-se para o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e abre as portas a todas as famílias, com entrada livre. A atividade decorre entre as 10h00 e as 18h30, mas atenção: a entrada e a atribuição de senhas só acontecem até às 16h00, ou até se atingir a lotação máxima.


Este ano, o tema é "Hospital dos Pequeninos e os Animais da Quinta" e promete envolver ainda mais os pequenos visitantes num ambiente cheio de brincadeira e aprendizagem. O objetivo é simples: ajudar as crianças a perder o medo dos profissionais de saúde, promover a literacia em saúde e combater o conhecido "medo da bata branca".


A AEFML relembra que o projeto não tem fins lucrativos e já tem uma forte tradição internacional, estando presente em vários países europeus, mas foi em Portugal que tudo começou.


Destinado a crianças entre os 3 e os 10 anos, o "Hospital dos Pequeninos" convida os mais novos a trazer um peluche com um "dói-dói", que será tratado num hospital especial. Ao longo do percurso, as crianças passam por 12 estações temáticas, como Triagem, Análises, Cirurgia, Farmácia e Psicologia, onde a aprendizagem, a brincadeira e a sensibilização andam de mãos dadas.