Quando estás diante de um prato num menu, o teu cérebro já está em ação (e bem mais rápido do que imaginas). Investigadores da Universidade de Oxford descobriram que as decisões alimentares são tomadas de forma automática e quase imediata, antes mesmo de te dares conta do que estás a ver.


O estudo analisou a atividade cerebral de vários participantes através de eletroencefalografia, uma técnica que regista impulsos elétricos do cérebro com enorme precisão temporal. Enquanto viam imagens de diferentes alimentos, desde frutas frescas a snacks processados, os voluntários avaliavam características como sabor, valor calórico e familiaridade.


Os resultados mostraram que o cérebro codifica informações sobre o grau de processamento ou o quão saudável é um alimento cerca de 200 milissegundos após a imagem surgir, um tempo inferior ao necessário para que uma decisão consciente possa ser tomada. Só mais tarde o cérebro processa aspetos relacionados com o sabor e a vontade de comer aquele alimento.


Os dados indicam que o cérebro avalia múltiplos aspetos dos alimentos de forma automática e muito precoce, moldando as tuas escolhas alimentares mesmo antes de teres consciência delas, explicam os autores do estudo.


Alimentos mais familiares e visualmente apelativos, como snacks ou doces, continuam a desencadear uma resposta mais rápida e intensa, de acordo com o 'Sciencealert'.


Os investigadores acreditam que este mecanismo inconsciente pode ser treinado. Estratégias que reforcem a atenção a alimentos saudáveis podem ajudar o teu cérebro a valorizar automaticamente opções mais equilibradas.