Nos últimos dias, os portugueses têm assistido a uma curiosa movimentação de pequenas formigas com asas, que cobrem varandas, muros e jardins, dando a sensação de uma invasão. Mas, ao contrário do que possas pensar, não há motivo para alarme.


De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, trata-se de um fenómeno natural recorrente, que se repete todos os anos e é conhecido como voo nupcial das formigas. Esta fase é essencial no ciclo de vida destes insetos, marcando o início do seu ritual de reprodução.


O aparecimento em massa destas formigas está relacionado com as condições meteorológicas, nomeadamente as primeiras chuvas após dias quentes. Durante este período, as rainhas recém-formadas e os machos saem das colónias para acasalarem.


Os especialistas reforçam que não se trata de uma praga nem de uma ameaça à saúde pública. O fenómeno desaparece naturalmente ao fim de poucos dias. Por isso, o melhor é evitar o uso de inseticidas desnecessários e deixar que a natureza siga o seu curso.