Quem tem passado pela Baixa de Lisboa, nas últimas semanas, já deve ter reparado: as ruas estão a ganhar um novo look, cheio de fios, gruas e curiosos a tentar adivinhar "qual será o desenho deste ano?". Sim, é oficial, o Natal está a chegar à capital (ainda sem o brilho, mas com todo o suspense).


Da Rua da Prata à Praça da Figueira, as estruturas metálicas já tomaram conta dos céus lisboetas e anunciam o regresso da época mais luminosa do ano. E se estás ansioso pelo momento em que tudo se acende, marca já no calendário: dia 22 de novembro, sábado, às 18h30. A notícia que mais queríamos saber é avançada pelo jornal "Expresso".


Este ano, Lisboa vai brilhar com mil estruturas luminosas e cerca de 5700 peças decorativas (tudo isto depois de mais de dois meses e meio de montagem!) O investimento ronda os 750 mil euros, igual ao do ano passado, mas com reforço nas medidas de eficiência energética.

E sim, a poupança continua: as luzes LED garantem cerca de 80% menos consumo face às antigas lâmpadas incandescentes. As iluminações estarão acesas das 17h30 às 23h durante a semana, até à meia-noite às sextas e sábados, e com uma hora extra no dia de Natal e na Passagem de Ano, porque, convenhamos, nessas noites, ninguém quer ir dormir cedo.

A programação completa das Festas de Natal em Lisboa ainda está no forno, mas uma coisa é certa: o espírito natalício já começou a cintilar, mesmo que, por agora, as luzes ainda estejam a treinar o seu grande momento.

Até lá, prepara o cachecol, o chocolate quente e o feed de Instagram. Lisboa vai ficar irresistivelmente fotogénica!