No Japão, lavar o cabelo é um verdadeiro ritual de cuidado com o couro cabeludo que, segundo especialistas, contribui para fios mais fortes, brilhantes e saudáveis. A cabeleireira espanhola María Roberts aprendeu o método durante um período de formação no Japão e trouxe-o para a Europa, de acordo com a 'Vogue'.
Antes de aplicar o shampoo, é comum o uso de óleos capilares para dar brilho e força ao cabelo. Estes óleos ajudam a equilibrar o couro cabeludo e prolongam a sensação de limpeza.
Roberts explica que o processo continua com uma massagem profunda no couro cabeludo, feita com duas escovas de silicone, uma de cada lado da cabeça, durante a aplicação do shampoo.
"A melhor maneira de massajar o couro cabeludo é começar pela parte de trás da cabeça, subindo, que é onde há mais terminações nervosas", explica a especialista. Este movimento ajuda a ativar a circulação e a limpar o couro cabeludo em profundidade.
Outro ponto essencial do método japonês é a secagem delicada. Em vez de secares o cabelo com uma toalha normal, opta por uma de microfibra, que absorve a humidade sem danificar os fios. Só depois de retirares cerca de 70% da água deves usar o secador.
Segundo os especialistas, este cuidado com o couro cabeludo é o que garante um crescimento mais saudável e reduz problemas como a oleosidade excessiva ou o enfraquecimento do cabelo.










