O essencial

Se tens um frigorífico que faz mais barulho do que uma máquina do tempo ou uma televisão que já viu passar várias gerações de reality shows, talvez esteja a chegar a tua oportunidade. O Governo prepara um novo sistema de incentivos que poderá dar descontos imediatos a quem entregar eletrodomésticos antigos na compra de modelos mais eficientes. A ideia é simples: menos aparelhos velhos a consumir energia, menos desperdício e, pelo caminho, uma ajuda na carteira.


Adeus ao eletrodoméstico veterano, olá ao desconto

Há aparelhos em casa que ganham estatuto de membro da família. O problema é que alguns também mantêm consumos elétricos dignos de outra década.

Segundo o Jornal Económico, o Governo está a preparar um mecanismo que prevê descontos imediatos para consumidores que entreguem equipamentos antigos para reciclagem ao comprarem novos modelos mais eficientes.

Os valores que estão a ser apontados variam conforme o tipo de equipamento:

  • 25 euros para frigoríficos e arcas congeladoras;
  • 35 euros para aparelhos de ar condicionado;
  • 20 euros para televisores.

A lógica é relativamente simples: entregas um equipamento antigo, compras um equivalente novo e o desconto é aplicado diretamente ao valor final.

O Jornal Económico avança que "a medida consta da Portaria n.º 222-A/2026, publicada em Diário da República, e pretende reforçar a recolha e reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos" e acontece a partir de 1 de dezembro de 2026.


Há uma condição importante

Não vale tudo. Segundo as informações divulgadas, os aparelhos entregues terão de estar completos e inteiros. Ou seja, desmontar peças, retirar componentes ou aparecer apenas com metade do equipamento não deverá funcionar.

A medida pretende aumentar a recolha e reciclagem de equipamentos eletrónicos e, ao mesmo tempo, incentivar a compra de aparelhos com melhor eficiência energética.


A poupança pode não ficar só na loja

O desconto direto pode parecer simpático, mas a verdadeira diferença pode aparecer mais tarde na fatura da eletricidade.

Equipamentos antigos tendem a consumir significativamente mais energia do que modelos recentes. A substituição pode traduzir-se em poupanças ao longo do tempo, sobretudo em aparelhos que funcionam praticamente todos os dias, como frigoríficos ou sistemas de climatização. Programas recentes do Fundo Ambiental têm seguido precisamente essa lógica: incentivar equipamentos mais eficientes para reduzir consumos energéticos.

Por outras palavras: o teu eletrodoméstico antigo pode estar a gastar energia como se não houvesse amanhã.


Resumo

  • O Governo prepara descontos imediatos para quem entregar eletrodomésticos antigos.
  • Os valores indicados são até 35 euros, dependendo do equipamento.
  • Frigoríficos, ar condicionado e televisores estão entre os aparelhos abrangidos.
  • Os equipamentos entregues terão de estar completos para reciclagem.
  • Além do desconto inicial, aparelhos mais eficientes podem ajudar a reduzir a conta da luz.


Queres estar sempre atualizado com a RFM? Segue-nos aqui e fica sempre a par!