Falar Demais Ep1: Rebeca Caldeira “Eu pensava: eu sou uma chorona. Mas se calhar está aí mais qualquer coisa”
O que te faz falar demais? Ou quem?
Este é o lugar onde falar demais é bom.
No Falar Demais, podcast da RFM conduzido por Inês Bento, queremos saber mais sobre o percurso, os projetos, as motivações, os sentimentos e a vida dos músicos, atores e criadores de conteúdos.
No episódio #1, a convidada é Rebeca Caldeira, que abre espaço para uma conversa muito pessoal sobre saúde mental, ansiedade e a importância de pedir ajuda.
Os amigos chamavam-lhe "furacão".
Muitas vezes, para manter as conversas, Rebeca confessou que sentia que falava demais e, depois, arrependia-se de coisas que dizia.
Durante muito tempo, Rebeca acreditou que algumas características faziam apenas parte da sua personalidade, como o stress constante. Mais tarde, a tristeza e a inquietação começaram a tomar conta dela. Neste momento, Rebeca percebeu que podia ser algo mais.
Mas começou a questionar-se. A dificuldade em respirar, a sensação de tristeza mesmo quando sentia que estava finalmente no caminho certo, a sensação de estar perdida e o choro fácil deixaram de parecer apenas traços da sua maneira de ser.
"Pensei: sou eu que sou uma eterna insatisfeita, nunca estou bem em lado nenhum".
Rebeca conta que, mesmo em momentos importantes da sua vida, como a escolha do curso ou o início da vida profissional, sentia uma insatisfação constante e dificuldade em encontrar estabilidade emocional.
Foi aí que percebeu que podia existir algo mais. "Eu percebi que é importante estarmos atentos".
A criadora de conteúdos fala sobre o momento em que decidiu procurar ajuda profissional e sobre a importância de reconhecer sinais que muitas vezes normalizamos. Hoje em dia, faz medicação e partilha a sua experiência para ajudar a quebrar preconceitos e a abrir espaço para conversas mais honestas sobre saúde mental.
O Falar Demais, com Inês Bento, estreia com uma conversa sem filtros, onde há espaço para falar de sentimentos, dúvidas e dos temas que muitas vezes ficam por dizer.
Novos episódios todas as quintas-feiras, na RFM.
