No novo episódio do podcast Falar Demais, da RFM, conduzido por Inês Bento, os Os Vizinhos abriram a porta ao universo do novo álbum Só Se Estraga Uma Casa e partilharam histórias inéditas sobre as músicas, a amizade entre os quatro elementos e os bastidores da banda.

Entre confissões inesperadas, memórias emocionais e episódios caricatos, houve uma frase que resumiu o momento que vivem atualmente: "Vai ser o fechar de um capítulo".


As músicas favoritas dos Vizinhos

Ao longo da conversa, cada elemento revelou qual a sua música favorita do novo álbum e as razões são muito pessoais.

O Miguel escolheu “Onde é que eu tinha a cabeça”, uma música inspirada num episódio real que viveu e que acabou escrita logo no dia seguinte. Já o David destacou “Laranjeiras”, a primeira balada dos Vizinhos, criada precisamente quando nasceu o filho, Simão. Segundo contou, o filho continua até hoje a reagir à música.

O Francisco acredita que “Onde é que eu tinha a cabeça” é a faixa que melhor representa a identidade da banda, enquanto o Tomás escolheu “Na Próxima Vida”, não escondendo a emoção de colaborar com os brasileiros Atitude 67: “É um sonho tornado realidade.”


Músicas que estão na gaveta e um sonho por realizar

Mas houve ainda espaço para revelar músicas que continuam “na gaveta”. Uma delas chama-se “Coração de Rua” e nasceu durante uma viagem ao Brasil, numa noite em que Miguel queria sair, enquanto os restantes elementos preferiam ir dormir. A canção fala precisamente sobre ser o amigo solteiro num grupo de amigos praticamente casados.

Durante o episódio, os quatro contaram também como são as viagens em digressão. Garantem que ninguém dorme na estrada: fazem jogos, falam de música e aproveitam para brincar com o elemento mais novo da banda, o Tomás.

Outro dos grandes sonhos assumidos no podcast é uma futura colaboração com os 4 e Meia, não só pela música, mas também pela ligação às tunas académicas, já que ambas as bandas nasceram desse universo.


As histórias mais inesperadas do álbum “Só Se Estraga Uma Casa”

O episódio ficou ainda marcado por várias curiosidades sobre o disco:

  • “Onde é que eu tinha a cabeça” esteve muito perto de não entrar no álbum porque inicialmente a banda não gostava do resultado final;
  • O Miguel adormece em praticamente todas as sessões de estúdio e, segundo os restantes elementos, isso já se tornou sinal de sucesso;
  • Em “Na Próxima Vida”, existia a dúvida sobre quem deveria lançar oficialmente a música, já que pertence aos Vizinhos, aos Atoa e aos Atitude 67;
  • “A Vizinha do Primeiro Andar” esteve para ser a música de apresentação antes de “Pôr do Sol”;
  • A própria “Pôr do Sol” nasceu “com uma grande bebedeira”, como confessaram entre risos;
  • Foi nessa mesma noite que surgiu o nome Os Vizinhos, sugerido por João Direitinho, dos Átoa;
  • Antes disso, a banda chegou a ponderar chamar-se Vara Larga;
  • O primeiro verso de “Pobre Ex-Namorado” foi escrito numa casa de banho.


Todas estas histórias podem ser ouvidas no novo episódio de Falar Demais, o podcast semanal da RFM conduzido por Inês Bento, que sai às quintas-feiras, onde músicos, atores e criadores de conteúdos falam sem filtros sobre percurso, emoções, projetos e vida pessoal.

Podes ouvir aqui todos os episódios de Falar Demais!


Queres estar sempre atualizado com a RFM? Segue-nos aqui e fica sempre a par!