Todos os dias são dias de mimar as mães.

De lhes darmos atenção, amor, carinho e tempo e também de receber, se és mãe. Este ano, o Dia da Mãe é domingo, 3 de maio.


A história conta-nos que este dia surgiu, pela primeira vez, nos Estados Unidos, através de Ann Reese Jarvis que lançou um movimento, em 1907, para criar o "Dia Nacional das Mães".

A ideia, que aconteceu no aniversário da morte da sua própria mãe e que começou a ter expressão na sua cidade, Grafton, em Filadélfia, tomou grandes proporções rapidamente. Nos anos seguintes, o estado de Filadélfia já comemorava o "Dia Nacional das Mães" e, em 1911, a data estendeu-se a toda a América.

Em 1914, o presidente Woodrow Wilson, após se ter apercebido da luta de Ann, instituiu o Dia da Mãe como celebração nacional no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Itália, Japão, Turquia, entre outros países.

À semelhança de Portugal, também os habitantes de Espanha, Angola, Cabo Verde, Hungria, Lituânia e Moçambique celebram o Dia da Mãe no primeiro domingo de maio, enquanto a Argentina assinala este dia no terceiro domingo de outubro.



Se, atualmente, costumamos mimar as nossas mães (ou ser mimadas) no primeiro domingo de maio, durante anos, a data que assinalava o dia da mãe era 8 de dezembro, o dia da Imaculada Conceição. Isto porque, "na década de 1950, a Mocidade Portuguesa Feminina decidiu instituir o Dia da Mãe em Portugal, fixando-o a 8 de dezembro", de acordo com a Renascença.

Só que o "aproveitamento comercial da data" levou a que a Conferência Episcopal Portuguesa fizesse um pedido de alteração da data. E foi por isso que, pouco tempo depois, o Dia da Mãe passou a ser celebrado, inicialmente, no último domingo de maio, um mês que está muito ligado a Maria.

No entanto, tal como a Renascença deu conta, citando José Ribeiro da Cruz, do secretariado nacional do Apostolado dos Leigos e da Família, "como no último domingo de maio ocorrem com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascenção, foi pedido que o Dia da Mãe se fixasse no primeiro domingo de maio, no qual, pelo calendário litúrgico, não ocorre nenhuma festa de especial importância". E assim permanece até hoje!


Há muitas datas e diferentes celebrações que se fazem para agradecer a dedicação e o amor que as mães dão e não nos podemos esquecer que é importante mimá-las TODOS OS DIAS!