Prepara a carteira: o cabaz alimentar está mais caro esta semana
Se tens notado que a conta do supermercado está a pesar mais, não é impressão tua!
O cabaz alimentar da DECO Proteste voltou a subir de preço esta semana e agora ultrapassa os 236 euros. Há também alguns produtos que dispararam de forma surpreendente, segundo a "SIC Notícias".
O peixe-espada preto domina as subidas, com um aumento de cerca de 20% numa só semana. Mas não está sozinho: o queijo flamengo, as salsichas e a dourada também ficaram mais caros, tornando ainda mais difícil a tarefa de manter uma alimentação equilibrada sem rebentar o orçamento.
No total, o cabaz alimentar, que inclui 63 alimentos essenciais, custa agora 236,51 euros, mais 0,86 euros do que na semana anterior. Pode parecer um aumento pequeno, mas quando olhamos para a evolução dos preços ao longo dos últimos anos, o cenário torna-se bem mais preocupante.
Desde o início de 2024, o salmão também subiu quase 20%, tornando-se um luxo na mesa dos portugueses. E, se recuarmos até fevereiro de 2022, quando começou a guerra na Ucrânia, percebemos que alguns produtos dispararam de forma absurda. A pescada fresca, por exemplo, aumentou uns chocantes 95% desde então. Outros essenciais, como a dourada, o azeite, a polpa de tomate e a carne de novilho, registaram subidas de quase 60%.
Embora os preços estejam ligeiramente mais baixos do que no mesmo período do ano passado, a verdade é que encher o carrinho do supermercado continua a ser um verdadeiro desafio.
Mais como esta
Plutónio, Dillaz e Capitão Fausto dominam as nomeações dos prémios PLAY Pagar para entrar no supermercado? Esta rede já começou a testar a ideia Chef Ljubomir Stanisic reage à perda de estrela Michelin: "O nosso objetivo não são os prémios" Turista viaja pela Europa e fica desiludida. Diz que é tudo igual Prepara-te! Chuva e frio colocam quatro distritos sob aviso amarelo Filipa Martins entre as cinco nomeadas para Melhor Ginasta da Europa Já viste a nova série de Robert De Niro? Numa das cenas surge um quadro português Roubaram-lhe o cartão, ganharam a lotaria e agora a vítima quer dividir o prémio de 500 mil euros Sabes localizar o distrito de Braga? Jovens não sabem e vídeo torna-se viral
Subscreve a newsletter RFM aqui!