Já alguma vez deste por ti a olhar para o teu cão, enquanto ele dormia profundamente, e perguntares-te o que é que ele estaria a sonhar? De certeza que já o viste mais agitado no sono, como que a ter pesadelos. Será que têm mesmo pesadelos? Os cães sonham?
Apesar de sermos muito diferentes dos cães, há algo que temos em comum: estrutura do cérebro. Tanto o cérebro humano, como o cérebro dos cães, têm ciclos de sono semelhantes e esta particularidades levou a que vários investigadores se debruçassem sobre este assunto.
O Science Focus da BBC revela que os investigadores têm especulado que os sonhos dos cães sejam como os nossos e, por isso, podem sonhar com atividades do quotidiano, onde os donos também estão incluídos. Sim, todos os passeios, ‘festinhas’, beijos e abraços, recompensas por bom comportamento aparecem nas aventuras noturnas destes companheiros de quatro patas.
E sabias que o tamanho do cão influencia a forma como dormem? Os cães de grande porte têm ciclos de sono mais longos, tendo um novo sonho a cada 90 minutos. Por outro lado, os cães mais pequenos têm sonhos mais pequenos e com maior frequência.
A hipótese de os cães sonharem foi levantada pelos professores Kenway Louie e Matthew Wilson, do Massachusetts Institute of Technology, que avaliaram inicialmente os neurónios no hipocampo dos ratos para perceberem o padrão de actividade neural durante o sono REM.
A conclusão mostra que os ratos se lembravam de situações específicas enquanto dormiam e, por isso, a probabilidade de sonharem é muito alta. O mesmo foi estudado em gatos e chegou-se à mesma conclusão. A realidade dos cães também é igual.
Quanto mais presente fores na vida do teu cão, maior é a probabilidade de ele sonhar contigo. Da próxima vez que olhares para o teu cão a dormir, lembra-te do que fizeste com ele nesse dia, porque o mais provável é ele estar a sonhar com isso.