O primeiro grande passo já está: Mimicat conquistou tudo e todos e passou à final da Eurovisão. No dia 13 de maio, vamos estar todos a cantar "Ai Coração" e a torcer para que o troféu seja novamente nosso.
Com um estilo único, uma performance em palco inacreditável e uma voz poderosa, Mimicat é a voz que representa, este ano, Portugal na Eurovisão. É um nome que se está a tornar cada vez mais conhecido dos portugueses. Quem é Mimicat, a cantora que já tinha participado no Festival da Canção aos 15 anos?
Marisa Mena, agora conhecida por Mimicat, nasceu em Coimbra há 38 anos. A música sempre esteve presente na sua vida desde tenra idade. Aos nove anos, gravou o seu primeiro disco e, em 2001, com apenas 15 anos, participou na terceira de cinco semifinais do Festival da Canção, tendo obtido o terceiro lugar em dez concorrentes. Como só as duas melhores é que passavam à final, o percurso de Izamena, nome que usou na altura, ficou por ali.
22 anos depois, não só voltou a pisar o palco do Festival da Canção, como fez história. É a primeira vez que uma canção de livre submissão vence o concurso. Mimicat apresentou a sua própria candidatura, ao invés de receber um convite para participar, e agora prepara-se para representar Portugal na final da Eurovisão.
Durante as sessões de estúdio para o seu novo álbum, candidatou-se "meio por acaso" ao Festival da Canção e "com uma música que estava na gaveta há vários anos e que esteve para ir para outros artistas", revela à NiT.
"Ai Coração" foi escrita pela Mimicat há 10 anos, enquanto esperava por uma pessoa, sentada no chão de uma casa - paralelamente, Mimicat também trabalha no setor do imobiliário. "Nunca fiz nada com ela [a canção] porque achava que não era para mim. Quando a fiz, o primeiro nome que tinha na cabeça era a Ana Bacalhau. Depois a Gisela João. Depois achei que ia dar a alguma fadista qualquer, que não era para mim, mas nunca a dei na verdade", conta à NiT.
Há quatro anos, quando começou a cantar em português, decidiu dar uma nova oportunidade à música "Ai Coração" e gravou uma demo que acabou por enviar para o Festival da Canção. "Recebi um e-mail a dizer que estava a acabar o prazo das submissões e pensei 'que se lixe, vou mandar'. Mas esqueci-me que tinha mandado! Porque estava a acabar o disco e não estava com a cabeça naquilo."
Chegou, fez acontecer e venceu. Mimicat surpreendeu tudo e todos e levou o troféu para casa e a oportunidade de uma vida de representar Portugal na Eurovisão. "Ninguém sabia quem eu era e, quando apresentei esta canção, foi por todos nós. É por todos os underdogs (azarentos) que andam aí a cantar para terem uma oportunidade, há séculos, e não conseguem. Obrigada a toda a gente que se identificou com a minha canção e que votou", disse Mimicat emocionada quando recebeu o prémio.
Apesar de não ser um nome conhecido dos portugueses, até então, Mimicat tem um longo percurso na música e com alguns espetáculos internacionais pelo meio.
Em 2014, editou o seu primeiro álbum como Mimicat, intitulado "For You", que teve como primeiro single o tema "Tell Me Why". De 2015 a 2016, pisou os maiores palcos do país com este disco e fez a sua estreia internacional com concertos no Brasil.
Em 2017, lançou o álbum "Back in Town" e, em 2019, lançou a sua primeira canção em português, "Até ao Fim", uma homenagem aos 50 anos de casamento dos pais. Depois de uma paragem para se dedicar à maternidade, Mimicat regressou em 2021 com o single "Tudo ao Ar" e, no ano passado, apresentou o novo single em português, "Mundo ao Contrário".
Aguarda-se agora o terceiro disco de originais. Até lá, vamos estar todos a torcer por ela na Eurovisão.
Mimicat também já esteve no Café da Manhã da RFM, onde jogou ao Cara Podre e ainda cantou "Ai Coração" ao vivo. Foi uma manhã em cheio e com algumas revelações. Tens mesmo de ver.