Rumo ao Sul para uns dias de férias? Então, fica já aqui um aviso: há praias do Algarve que estão a ser invadidas por uma alga asiática que chega a formar uma barreira de 1,20 metros de altura. A praia de Carvoeiro, por exemplo, já foi palco deste fenómeno que chega a ser impressionante.

Mas não te preocupes, caro banhista e entusiasta do sol! Essa alga invasora, originária dos mares do Japão e Coreia, não representa um perigo para a saúde humana. O único problema é o facto de a sua erradicação ser uma tarefa impossível. A melhor estratégia passa por reduzir a área que esta ocupa, através da remoção ou aproveitamento para algum fim económico.


Apesar de não ser um perigo para a saúde dos banhistas, esta alga asiática não deixa de preocupar o setor do turismo e da pesca. Segundo a Lusa, esta alga expulsa os polvos das rochas.


É um desafio que o Algarve está, neste momento, a enfrentar, uma vez que produz-se com muita rapidez. Um dos motivos para o seu aparecimento pode estar, segundo o hidrobiólogo Adriano Bordalo e Sá, em declarações à Renascença, nas "águas maltratadas das ETAR [estações de tratamento de águas residuais] com adubos e fertilizantes".



Para já, ainda é cedo para prever as reais consequências da presença desta alga. Para os banhistas, acaba por tornar o processo da ida à água mais desafiante, sobretudo se sentir as algas na pele não for uma experiência aprazível para ti.