Quem tem crianças na família sabe como a energia delas pode ser afetada por algum desconforto. Algo como uma visão menos clara, é o suficiente para atrapalhar as suas brincadeiras e deixar os pais preocupados.
Quando esta visão menos clara é originada pela miopia significa que os mais pequenos estão a ver mal ao longe. Isso pode causar-lhes insegurança, junto dos seus amigos e nas brincadeiras, como a prática de desportos com bola ou em tarefas menos lúdicas, mas igualmente importantes, como ler o que está no quadro da sala de aula.
Afinal, o que é a miopia?
Miopia significa “ver mal ao longe”. Quando uma pessoa com miopia olha para o longe, os seus olhos produzem uma imagem desfocada, na retina.
No caso das crianças, os olhos ficam mais compridos à medida que crescem. Se o alongamento do olho for maior do que deve, para uma determinada idade, o nível de miopia aumenta.
E se o sistema visual de uma criança não funcionar de forma ideal, isto pode influenciar negativamente o seu desenvolvimento. Pode mesmo gerar problemas de aprendizagem, relacionados com a visão.
Daí a importância de controlar a miopia, para que não se traduza num impacto negativo no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças, e de forma a evitar problemas de visão a longo prazo.
Quando se trata da progressão da miopia, todas as dioptrias contam. Portanto, o melhor momento para controlar a progressão da miopia é no início.
De forma a facilitar a vida das crianças e de todos os educadores, a Zeiss desenhou uma solução especializada de lentes, pensadas para crianças: Zeiss MyoCare, um novo desenho de lentes, que alia uma boa visão ao controlo da progressão da miopia.
Com as lentes Zeiss MyoCare, a visão das crianças permite-lhes desfrutar dum mundo de clareza, o que as deixa muito mais confiantes. Afinal, cada pequeno detalhe, em cada momento, conta.
Outros cuidados que contribuem para a saúde visual das crianças, são:
- Passarem mais tempo no exterior.
Os0 estudos mostram que é recomendado um mínimo de duas horas por dia de tempo intermitente ao ar livre, para prevenir o aparecimento ou abrandar a progressão da miopia.
-Ensinar-lhes bons hábitos de visão de perto:
Ajuda os mais pequenos a reduzirem o tempo em atividades que os obrigue a verem ao perto, como jogar num smartphone ou tablet.
Se eles gostam de ler, incentiva-os, mas certifica-te que fazem pausas regulares e que lêm com uma distância mínima de 20 cm.
- Leva-os a fazerem exames visuais regulares.
A deteção precoce é fundamental, não apenas para corrigir a visão dos mais novos e para controlar a progressão da miopia, de forma rápida.
Depois dos 5 anos, é importante que façam exames anuais, até atingirem os 18/ 20 anos.
- Se precisarem de óculos, garante que o usam com frequência
Dá aos teus filhos uma melhor visão para a vida.