Se há orgulho que os portugueses sentem é quando algum de nós é reconhecido.
E é o caso deste engenheiro português que, com 77 anos, já completou as seis maiores maratonas do mundo, as "Six Majors".
São elas as de Boston, Tóquio, Nova Iorque, Berlim, Londres e Chicago. Cada maratona tem 42 quilómetros e Tomaz Leiria Pinto desafiou-se a completá-las e conseguiu!
É assim, atualmente, o português mais velho que cruzou a meta daquelas que são consideradas as "Major" maratonas do mundo.
Ao todo, Tomaz Leiria Pinto já fez 20 maratonas, incluindo as "Six Majors".
A mais recente maratona, a de Chicago, foi completada em 5 horas, 31 minutos e 53 segundos. No final da prova, Tomaz Leiria Pinto recebeu a medalha que distingue aqueles que concluíram as "Six Majors".
Também a bandeira de Portugal, que traz sempre consigo nas maratonas, tem uma história.
Foi a última bandeira portuguesa que flutuou em Cabinda, na Repartição de Agricultura e Florestas, de que Tomaz Leiria Pinto era responsável.
No dia 30 de outubro de 1975, nas vésperas da proclamação da República de Angola, pelas 5 horas da tarde, perante os portugueses que com ele trabalhavam, a bandeira foi arriada e, não havendo já qualquer autoridade portuguesa a quem entregar, trouxe-a consigo e é a bandeira com a qual corre em todas as maratonas da "Six Majors".
Este engenheiro, nascido em Lisboa, é aventureiro na sua essência e adora superar vários desafios. Tem também a particularidade de ter a mãe ainda a seu lado, que conta com 107 anos e que será possivelmente uma das portuguesas mais velhas, na atualidade.
Após ter concluído a Maratona de Chicago, no passado fim-de-semana, que ficou marcada por um momento enternecedor entre uma atleta e um gato bebé, este maratonista decidiu estar em três continentes em 48 horas (América do Norte, Europa e África). Aventuras e desafios são com ele!
Foi em 2006 que a World Marathon Majors foi fundada por um grupo de diretores de maratonas de Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova Iorque, com o objetivo de promover e unir as principais maratonas do mundo. Mais tarde, em 2013, a Maratona de Tóquio juntou-se a este grupo.
Neste momento, a World Marathon Majors é reconhecida por reunir as principais maratonas do mundo, proporcionando prestígio e orgulho àqueles que se desafiam a completar as "Six Majors", tal como é o caso deste português.