Quem diria que os cães partilham connosco mais do que alegria e afeto? Parece que eles também têm as suas preocupações, especialmente quando o dia não foi um mar de rosas. Ninguém disse que a vida de cão era fácil, aliás a expressão é sinónimo disso mesmo.

Um estudo conduzido por cientistas húngaros revela que os cães têm a incrível habilidade de levar as dores do quotidiano para a cama, assim como nós. Um talento que muitas vezes preferíamos deixar à porta do quarto e que nos assola mais vezes do que aquilo que queriamos.

Para o estudo, os investigadores recrutaram 16 cães de raças variadas, que estavam na companhia dos seus donos. Os cães foram divididos em dois grupos: um teve a sorte de desfrutar de experiências agradáveis, como carícias e brincadeiras, enquanto o outro grupo enfrentou situações de desconforto moderado, como ser fechado num espaço sem acesso aos donos ou ter um investigador a olhar diretamente nos olhos. Depois da experiência, os cães foram direcionados para um merecido descanso.



O que os cientistas observaram foi surpreendente: os cães stressados escolheram ir para a cama cerca de 20 minutos antes e, embora não tenham dormido menos, passaram 20 minutos a menos em sono profundo. Ou seja, eles não tinham um sono relaxante, provavelmente devido às preocupações e ao stress do dia. Esta pesquisa revela uma semelhança incrível entre humanos e cães, mostrando que o bem-estar emocional pode afetar a qualidade do sono em ambos. Os cães também têm os seus momentos de insónia.

Esta descoberta de que estímulos emocionais influenciam o sono dos cães abre portas para pesquisas adicionais sobre o bem-estar canino. Quem poderia imaginar que as preocupações do dia poderiam perseguir os nossos patudos até à hora de dormir? Talvez estejamos todos no mesmo barco quando se trata de noites mal dormidas.

A próxima vez que apanhares o teu cão com dificuldades em dormir dá-lhe carinho extra.