O final do ano aproxima-se a passos largos e, por isso, há que começar a olhar para o calendário para ver os feriados e as pontes que podes acrescentar aos teus dias de férias.
2024 vai ser generoso, uma vez que vai ter quatro fins-de-semana prolongados, quatro possíveis pontes e ainda 13 feriados. Vai buscar a tua agenda e aponta as viagens e os passeios que vais fazer!
Fins de semana prolongados:
- O primeiro é logo no início do ano, uma vez que o dia 1 de janeiro calha a uma segunda-feira. É com o pé direito que, com certeza, entrarás no novo ano!
- O segundo acontece em março. A Páscoa celebra-se a 31 de março, logo vais poder gozar de um fim-de-semana prolongado, uma vez que é feriado na sexta-feira.
- O terceiro é ideal para te divertires nos Santos Populares, em Lisboa. O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de junho - calha a uma segunda-feira, pelo que podes bailar até mais tarde no domingo.
- Se festejas o dia de São João - 24 de junho -, que calha a uma segunda-feira, podes aproveitar três dias seguidos de descanso.
- Por fim, o último fim de semana prolongado assinala-se, em novembro. O Dia de Todos os Santos - 1 de novembro -, em 2024, calha a uma sexta-feira.
Pontes:
- Em fevereiro, a festa e a folia chegam com o Carnaval. Este assinala-se a 13 de fevereiro (terça-feira), por isso se tiveres tolerância de ponto podes desfrutar de uma ponte na segunda-feira, dia 12.
- O Dia da Liberdade - 25 de abril - é assinalado numa quinta-feira, em 2024. Podes sempre tirar a sexta-feira e gozar quatro dias de descanso, nos dias 25, 26, 27 e 28.
- No mês seguinte, em maio, surge outra possibilidade de usufruir de quatro dias de "férias". A começar a 30 e 31 de maio, em que se assinala o Corpo de Deus, que calha a uma quinta-feira, e a acabar a 1 e 2 de junho.
- Para quem festeja o Santo António, o dia 13 de junho calha a uma quinta-feira, o que permite gozar de uma ponte na sexta-feira.
- Em agosto, o feriado da Assunção de Nossa Senhora - 15 de agosto - calha a uma quinta-feira, pelo que vais poder tirar, se quiseres, a sexta-feira e gozar assim quatro dias de descanso.
- Por último, estas pontes são apenas para quem pode! Se tiveres dias de férias para tirar podes sempre aproveitar o feriado do Dia do Trabalhador - 1 de maio -, que calha a uma quarta, e tirar a quinta e a sexta-feira ou a segunda e a terça. O mesmo acontece em dezembro com o Natal - 25 de dezembro - a calhar a uma quarta-feira.
Feriados:
- 1 de janeiro – Ano novo (segunda-feira)
- 29 de março – Sexta-feira Santa
- 31 de março – Páscoa (domingo)
- 25 de abril – Dia da Liberdade (quinta-feira)
- 1 de maio – Dia do Trabalhador (quarta-feira)
- 30 de maio – Corpo de Deus (quinta-feira)
- 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (segunda-feira)
- 15 de agosto – Dia da Assunção de Nossa Senhora (quinta-feira)
- 5 de outubro – Implantação da República (sábado)
- 1 de novembro – Dia de Todos os Santos (sexta-feira)
- 1 de dezembro – Restauração da Independência (domingo)
- 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição (domingo)
- 25 de dezembro – Natal (quarta-feira)