"A Minha Casinha" é um filme muito especial que foi este ano galardoado no Festival de Cinema de Austin com o Prémio do Público. Deixando o público americano apaixonado pelas paisagens de Baião, no Douro, “a Minha Casinha” foi rodado bem perto do local que, no livro “A Cidade e as Serras” de Eça de Queirós conquistou o citadino Jacinto e a que Eça chamou “Tormes”.

"A Minha Casinha" conta a história muito atual e tocante de uma família portuguesa a viver no interior de Portugal e o modo como vai lidar com a saída do filho mais velho de casa, para estudar em Londres.



Tudo muda quando um filho vai para a universidade, mais ainda quando a mudança implica outro país. As pessoas mudam, crescem, mães e pais tentam adaptar-se ao ninho vazio, mas todos sentem o peso do primeiro adeus.

É sobre estas dinâmicas familiares e os desafios de crescer e envelhecer que nos fala este filme que retrata a realidade de muitas famílias portuguesas do século XXI, que veem os filhos a sair para estudar na universidade, investindo nos seus próprios sonhos longe do lar.


 


Este filme que diz ser “feito para portugueses” e que nos recorda tantas das nossas tradições e particularidades, conta-nos, ao longo de um ano, a história de um casal de meia idade e dos seus dois filhos. “A Minha Casinha” tem como cenário as lindíssimas paisagens do Douro… e como banda sonora músicas de Maro, Quinta do Bill, Xutos e Pontapés e não só.

Realizado por António Sequeira, “A Minha Casinha” conta com um elenco de luxo, com Beatriz Frazão (Morangos com Açúcar, Conta-me como Foi), Elsa Valentim (A Série, Praxx), Miguel Frazão (Pôr do Sol; Salgueiro Maia – O Implicado) e Salvador Gil (Um Filme em Forma de Assim). Participações especiais de Sara Barradas e Ricardo de Sá.

Dia 15 de dezembro, o6PM da RFM vai receber a atriz Beariz Frazão e o realizador António Sequeira! Não percas



Meses antes de estrear, “A Minha Casinha” já fazia história, tornando-se o primeiro filme português a ser distinguido com o Prémio do Público no Festival de Cinema de Austin, no Texas e, nesse mesmo festival, apaixonando os críticos americanos pelo retrato tão humano que pinta e pela forma natural como leva tradições, sons e paisagens portuguesas além-fronteiras. Um filme português para os portugueses, “A Minha Casinha” já está nos cinemas nos cinemas com a RFM.