Um dos grandes passos para a independência é a carta de condução, certo? Um sonho para tantos e tantos jovens que agora pode estar cada vez mais perto, tudo porque a idade para começar a conduzir pode vir a reduzir em breve. Em vez dos 18 anos, o Conselho Europeu decidiu que os jovens a partir dos 17 anos deveriam ter o direito de conquistar o volante de um automóvel ligeiro.


A proposta, que faz parte de uma série de modernizações na carta de condução, vem com condições rigorosas. Durante os três anos de período probatório em Portugal, os novos condutores adolescentes serão escoltados por uma figura sábia de pelo menos 24 anos. Não é uma babysitter, mas sim uma pessoa com carta de condução há cinco anos ou mais, que se sentará no lugar do pendura para dar todo o auxílio que o condutor conseguir. Por exemplo, apoio moral na hora de ponta.



A Bélgica, que assume a Presidência Europeia a partir de 1 de janeiro de 2024, será encarregada de negociar o destino da proposta com o Parlamento Europeu. Aparentemente, eles precisam de mais tempo para decidir se permitir que um adolescente conduza é uma ideia brilhante ou não. E, caso seja aceite, em Portugal, os jovens com 17 anos já poderão ir a correr para uma escola de condução.

Nada grita mais independência do que uma carta de condução, certo?