María del Mar Galcerán é a protagonista de mais uma história inspiradora.

Tem 45 anos e o seu exemplo está a percorrer o mundo porque é a primeira deputada espanhola portadora de Síndorme de Down. Chegou à política com 18 anos e tem como objetivo, desde então, “garantir que todas as pessoas possam fazer parte da vida política”, como avança a Magg. Mar Galcerán, como é conhecida, desempenha a função de deputada pelo PP, no Parlamento regional de Valência, em Espanha,


A sua bandeira - dar voz às pessoas com deficiência para que tenham um papel ativo na sociedade - começou bastante cedo. Apesar da sua carreira política ter já 20 anos, Mar Galcerán trabalhou noutras áreas. Andou na Escola Altaviana de Hotelaria e Turismo e também estudou para auxiliar de jardim de infância, profissão que desempenhou durante alguns anos.



A atual deputada do PP, no parlamento regional de Valência, é a segunda pessoa portadora de Síndorme de Down a exercer um cargo político em Espanha. A primeira foi Ángela Bachille (em 2013, tornou-se vereadora da autarquia de Valladolid) e é a primeira na Europa a integrar um parlamento regional.

Durante o seu percurso profissional, Galcerán foi também presidente da Asindown, uma associação, em Valência, que se dedica às famílias com crianças portadoras de síndrome de Down.

Mar sabe que é uma lutadora e que os desafios são muitos até porque, como revelou em entrevistas, há quem lhe dê apoio, mas também há opiniões desfavoráveis ao seu cargo de deputada e confessou até que recebe mensagens de ódio, nas redes sociais.

Mar Galcerán é, sem dúvida, um exemplo para muitos e muitas.



(imagens: Instagram Mar Galcerán)