Depois de "Olá mãe, olá pai", eis que há uma nova fraude em circulação desta vez em nome do Banco de Portugal.

Muita atenção! Se a ideia de alguém querer aceder à tua conta bancária já é assustadora, imagina quando esses impostores decidem usar o nome do Banco de Portugal.


Segundo o diretor de sistemas de informação do BdP, Carlos Moura, à Lusa, estas mensagens fraudulentas usam um discurso muito semelhante ao do Banco de Portugal, para não levantar suspeitas, e sugerem que o acesso às contas pode estar comprometido. Os clientes são induzidos a ligar para um número que se passa pela linha de apoio do Banco de Portugal. E adivinha? O atendimento é muito convincente.



Depois, as pessoas são instruídas a instalar um programa que, segundo a fraude, funciona como um antivírus para os telemóveis. Na realidade, trata-se de um ‘malware’, um software malicioso, que acaba por retirar as credenciais de acesso das contas dos utilizadores.


Diante desta nova fraude, as recomendações são claras: suspende a partilha de dados pessoais e de dados de cartões bancários, evita transferências suspeitas e recusa sempre a instalação de qualquer software. Se receberes uma chamada do Banco de Portugal, não hesites em relatar o caso às autoridades e entrar em contacto com o verdadeiro Banco de Portugal através do e-mail info@bportugal.pt ou ligando para o número 213 130 000.