De regresso a Portugal, depois de ter estado no Rio de Janeiro a gravar uma novela para uma conhecida plataforma de streaming, Rita Pereira foi, desde logo, convidada para participar numa edição da revista Forbes Portugal.
Esta tem um especial significado, uma vez que contou com as ideias de 100 figuras públicas, entre as quais, Rita Pereira, para inspirarem os governantes de Portugal.
Com o título "100 ideias para Portugal", a revista Forbes Portugal pretende contribuir para "uma sociedade mas próspera, inclusiva e sustentável".
No caso de Rita Pereira, a atriz escolheu abordar a falta de representatividade de "pessoas não brancas no audiovisual".
Para colmatar essa falta, segundo a própria, "deveria ser criado um consenso geral na procura de espaços, não apenas para os atores, mas também nas funções técnicas, sejam elas realizadores, produtores, diretores".
Comparando com a experiência que teve no Brasil, Rita Pereira revelou que por lá existe "um consenso, uma ética de proteção e, realmente, tem funcionado pois quando olho para as telas vejo todas as cores, vejo uma mistura linda que torna tudo mais real, um reflexo mais autêntico do mundo em que vivemos”.
Para a atriz, "a oportunidade tem de existir para todos"!
No Instagram, Rita Pereira escreveu que se sentiu "muito grata" por este convite e recebeu uma avalanche de aplausos e de elogios.
Houve quem se mostrasse satisfeito pela atriz ter defendido a "falta de representatividade", tendo escrito, por exemplo, "obrigada por dares a cara, Rita", "obrigada por sugerires e ergueres a tua voz em prol de algo que tantos de nós já se cansaram não só de pedir, mas também de acreditar", "é preciso mais pessoas aliadas, como tu, que tenham esta consciência de uma representação real da sociedade".
(Imagens: Instagram)